Tradição e harmonização – Hoje é dia do gnocchi da fortuna

Tradição e harmonização – Hoje é dia do gnocchi da fortuna

29 de março de 2019 0 Por GUILHERME CORRÊA

Degustar um belo prato de gnocchi a cada dia 29 é uma saborosa tradição que tem origem na Itália do século IV.  Segundo a lenda, em um certo dia 29 de dezembro, São Pantaleão andou pelas ruas de um vilarejo da Itália em busca de alimento. Geralmente este lhe era negado, devida a escassez de comida para o povo pobre. Até que um dia ele foi recebido por uma família humilde que, mesmo tendo pouca massa de nhoque para a refeição, não se negou a repartir igualmente entre todos da casa e o convidado: cada um recebeu sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu e em seguida foi embora. Para a surpresa de todos, ao recolher os pratos eles se depararam com uma boa quantia em dinheiro embaixo de cada um deles, trazendo prosperidade para aquela família.
Por isso, a tradição manda que se coloque o prato de gnocchi em cima de uma nota e que as primeiras sete massinhas sejam comidas em pé, para atrair fortuna e prosperidade.

E para tornar essa tradição ainda mais prazerosa, separamos um cardápio com diferentes versões de gnocchi e os vinhos que são perfeitos para cada uma delas:

Para um delicioso gnocchi de mandioquinha com molho de Mascarpone com cogumelos grelhados, sugerimos o Settimia 2017, da Caprili. Ele tem um perfil bastante mediterrânico, com boca leve e refrescante. Com aromas de fruta de polpa branca, flores e ervas aromáticas, esse vinho tem a acidez na medida certa para harmonizar com esse prato leve e super saboroso.

Caso sua escolha seja um gnocchi com molho pesto com burrata e parma, nossa sugestão é o Quartz Stone, da Glen Carlou. Esse Chardonnay tem aromas de fruta tropical madura e avelãs, com toque mineral bem marcante. A textura é um diferencial, muito agradável na boca. É uma ótima companhia para esse molho super equilibrado.

Para os amantes de sabores mais intensos, um gnocchi Alla Matriciana é uma boa pedida, acompanhada de um saboroso Podere Montepulciano D’Ambruzzo, da Umano Ronchi. Esse italiano é bastante frutado, com ameixa e mirtilo presentes no nariz. A combinação entre este gnocchi e o vinho torna a refeição bastante equilibrada e extremamente prazerosa.

Para acompanhar um refinado gnocchi com Ragu de Cordeiro, um vinho com leves notas tostadas e paladar com baunilha e côco presentes como o Finca Muñoz Barrel Aged 2014, da Bodegas Muñoz é perfeito. Com seu aroma potente e muito frutado, tem paladar bastante macio e agradável, harmonizando incrivelmente com a opção de gnocchi escolhida.

Por fim, que tal um delicioso gnocchi de mandioquinha com Fondata de Grana Padano? O paladar refinado desse prato merece o acompanhamento de um vinho igualmente sofisticado, como o Petit Gaston 2013, da Alain Brumont. Além de uma linda cor limão brilhante, esse vinho tem olfato predominantemente floral e de frutas brancas, com um equilíbrio marcante e acidez adequada para acompanhar pratos com molho à base de queijo.

Feitas as sugestões, basta escolher a opção que melhor lhe agrada e aproveitar o jantar neste dia 29 saboreando um bom prato de gnocchi acompanhado de um excelente vinho. Mas não esqueça da nota embaixo do prato: o objetivo dessa refeição é também a prosperidade, certo?

 

Fontes:
Receita de Nhoque de mandioquinha ao molho de mascarpone
Receita de nhoque ao creme de pesto com burrata e presunto de parma
Receita de nhoque matriciana
Receita nhoque com ragu de cordeiro 
Receita de nhoque de mandioquinha Fondata de Grana Padano
Dia 29, dia de comer nhoque da fortuna