Vinhos Brancos: tudo o que você precisa saber

Vinhos Brancos: tudo o que você precisa saber

28 de setembro de 2021 0 Por Sidney Lucas

O que são vinhos brancos?
O vinho branco é um dos vinhos mais conhecidos no mundo inteiro. Uma bebida frutada e que agrada facilmente diferentes tipos de paladares. Uma ótima pedida para te acompanhar não somente nos dias quentes do verão, mas também durante a primavera.
Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre os vinhos brancos e escolha um bom rótulo para aproveitar toda a energia e beleza que a estação oferece.

Principais uvas
Os vinhos brancos podem ser produzidos tanto a partir de uvas brancas, quanto por uvas tintas, fermentadas sem a casca.
As principais uvas usadas nesse tipo de vinho são: Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Chardonnay
A Chardonnay teve origem na Borgonha, na França, mas é encontrada facilmente em várias regiões vitivinícolas do mundo.
A estrutura dessa casta faz com que ela se destaque das demais uvas brancas, pois pode ser submetida a diferentes técnicas de vinificação. Muito versátil, produz desde espumantes e vinhos brancos cotidianos, até vinhos intensos e estruturados.

Pinot Grigio
A Pinot Grigio é uma das principais uvas brancas que existem. Também teve origem na Borgonha, mas se consagrou em outra região francesa, a Alsace, e ganhou popularidade na Itália, com sua produção em grande escala.
Uma uva que dá origem a vinhos versáteis, fáceis de beber e de harmonizar, funcionando bem como aperitivo ou como vinho de mesa.

Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma das uvas brancas mais cultivadas no mundo. Teve origem na região de Bordeaux, mas ganhou popularidade na Nova Zelândia, sendo responsável pela projeção do país no mercado mundial de vinhos.
Leveza, elegância e aroma refrescante são algumas das características dessa variedade. Os vinhos Sauvignon Blanc fazem sucesso no Brasil, pois combinam muito bem com o clima e com a cozinha brasileira.

Como são produzidos os vinhos brancos
Os vinhos brancos podem ser feitos com uvas brancas ou tintas. Isso porque, em sua grande maioria, a polpa das uvas não tem pigmentação. Por isso, quando são utilizadas uvas tintas, o líquido só tem contato com a carne da uva. As cascas são removidas e descartadas.
O primeiro passo do processo é a colheita. Logo após é feita a separação e o desengace do fruto. Depois disso segue para a extração do suco e fermentação.
Em seguida, o líquido passa pelo processo de clarificação. Após isso, esse suco é encaminhado para amadurecimento em barricas, tanques de inox ou de concreto. Depois, o vinho é filtrado, engarrafado e só então é encaminhado para o comércio.
As principais categorias de vinhos brancos são: os leves, os aromáticos e os encorpados.

Vinhos brancos leves
Esses vinhos geralmente não passam por barris de carvalho, com isso mantêm o caráter fresco, com aromas e sabores frutados. São vinhos indicados para consumo em até dois anos após a sua produção.
Vinhos brancos aromáticos
Os rótulos brancos aromáticos podem ser secos ou levemente doces. Esses vinhos são muito apreciados por paladares mais sensíveis ou por quem está iniciando no mundo vinhos.

Vinhos brancos encorpados
Nesta categoria se enquadram os vinhos mais densos. O estágio em barris confere aos vinhos brancos encorpados aromas e sabores muito particulares.

Harmonização com vinhos brancos
Os vinhos brancos harmonizam muito bem com pratos leves como peixes, frutos do mar, carnes brancas e saladas. Essa categoria pode acompanhar uma refeição inteira, combinando bem com diferentes entradas, prato principal e com uma boa sobremesa.
Para uma experiência perfeita, fique atento somente a temperatura de serviço. Os brancos leves e os aromáticos precisam ser servidos entre 8°C e 10°C, enquanto os mais encorpados entre 10°C e 12°C, por isso deixe sempre um cooler ou balde de gelo por perto.

Armazenamento
Em geral, cada rótulo tem seu tempo próprio de guarda, por isso é importante que você se informe no ato de sua compra. Aqui é importante ressaltar que esse tempo só é válido se respeitadas as recomendações de armazenamento, como, por exemplo, manter as garrafas fechadas e bem conservadas. Esse tempo pode variar entre 1 e 20 anos, dependendo do rótulo escolhido.
Entretanto, após aberto, tudo muda. Nesse estado, um vinho branco pode durar entre 2 e 3 dias. Eles devem ser armazenados com tampa e dentro da geladeira. Sem esses cuidados e após esse período, o vinho perde suas características. Por isso, fique atento.
Quer saber mais sobre os melhores vinhos para você curtir a primavera? Fique ligado aqui em nosso blog e em nosso Instagram que temos dicas incríveis pra você.