Vinhos Franceses: Tudo o que você precisa saber

Vinhos Franceses: Tudo o que você precisa saber

14 de junho de 2021 0 By Sidney Lucas

Desde que o mundo é mundo a França é vista como uma grande referência, seja turística, acadêmica e gastronômica. E quando vamos falar de vinhos, ela não poderia ficar de fora. Com produtores extremamente conhecidos e renomados, os vinhos franceses são considerados um dos melhores do mundo.

Além de ser um dos maiores produtores e consumidores da bebida, o ato de beber vinho é algo muito comum. Tanto que os franceses consideram um almoço sem vinho uma refeição incompleta. Para se ter noção do quanto o vinho é importante, ele é considerado um alimento e não uma bebida.

História dos vinhos franceses

A história dos vinhos franceses é tão antiga quanto a história das civilizações europeias. Não existe uma data precisa sobre como a bebida criada. Na França é considerado que o primeiro contato com vinho foi feito em 600 a.C com a chegada dos gregos em Marselha, que comercializavam a bebida com os locais.

Se tratando de vinhedos, isso se dá a algum tempo depois com a chegada dos romanos, que por onde passavam impunham o vinho como uma bebida da sua cultura. O local especifico ainda é motivo de discussão, mas acredita-se que os primeiros vinhedos tenham surgido em Bordeaux e rapidamente se espalhado para várias regiões.

Regiões produtoras de vinhos franceses

Por se tratar de uma bebida que é a marca registrada do país, existem muitas regiões que produzem os vinhos franceses. Algumas delas focam na distribuição local e outras produzem os vinhos mais renomados do mundo.

As principais regiões que produzem vinhos na França são:

Alsace, Beaujolais, Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Charentes, Corse, Jura, Languedoc, Provence, Roussillon, Savoie, Sud-Ouest, Val de Loire e Vallée du Rhône.

regiao-produdotora-de-vinhos-franceces

Dentre essas regiões, Bordeaux e Bourgogne produzem rótulos mais renomados, Vallée du Rhône produz vinhos de estilos variados, desde robustos a vinhos delicados dependendo da sub-região,  a famosa região de Champagne é responsável pela produção dos mais famosos espumantes do mundo.

Categoria dos vinhos franceses

Assim como a massa é considerada coisa séria na Itália, os vinhos franceses são obrigados a serem encaixado em duas categorias: IG e VSIG

Vinhos: VSIG – Vin Sans Indication Géographique.

Nessa categoria estão os vinhos mais comuns, pois fazem parte dela aqueles rótulos que não precisam de indicação geográfica, o que torna as regras de controle de qualidade um pouco mais flexíveis. Esses vinhos podem vir de qualquer lugar da França.

Vins de table – Vinhos de mesa – Vins de France

A maior parcela dos vinhos produzidos na França, cerca de 55% da produção local. São quase sempre vinhos com uma qualidade inferior e que não podem conter em seu rótulo região ou vinhedo especifico, apenas a expressão Vin de France.

Os Vinhos: IG « Indication Géographique.

Já nessa categoria já começamos a encontrar os rótulos com uma qualidade um pouco maior, pois nela é obrigatório ter a indicação de onde vinho foi produzido.

Vins de Pays – Vinhos Regionais

São provenientes de províncias, distritos ou comunidades, que os nomes lhe permitem essa denominação específica. Existem cerca de 150 regiões diferentes de vin de pays espalhadas por todo o país, mas a maioria (85%) é proveniente do sul do país.

Vins de Appellation de Origine Contrôlée – Vinhos de Denominação de Origem Protegida (AOP)

Aq os vinhos (geralmente) de melhor qualidade, provenientes de áreas específicas que podem ser grandes regiões, sub-regiões menores, comunas, cidades e, até mesmo, um único vinhedo.

Podemos ver que o vinho é realmente levado a sério pelos franceses, que tratam como patrimônio cultural. Por isso não podemos deixar de falar do nosso Especial França, que conta com os melhores vinhos franceses disponíveis no mercado. Clique aqui e escolha o seu.