Vinhos Tintos Leves: Conheça Suas Características

Vinhos Tintos Leves: Conheça Suas Características

20 de julho de 2021 0 By Sidney Lucas

Os vinhos tintos leves são considerados os mais elegantes de todos os tintos. Eles possuem uma coloração um pouco mais clara que seus irmãos de médio corpo e encorpados, por isso, quase sempre é possível ver através das taças.  

De maneira geral, eles possuem um aroma bem característico de frutas vermelhas, tem menos acidez, menos taninos e um teor alcoólico menor. 

Neste artigo vamos dar continuidade a nossa série sobre os tintos, que, com toda certeza, irá te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de escolher um bom vinho.  

Principais Uvas  

Os tintos leves são produzidos a partir de uvas com características bem específicas. Os aspectos naturais como espessura da casca, quantidade de taninos, acidez e nível de açúcar, irão determinar o tipo do vinho elaborado. O processo de vinificação também é um fator determinante nesse processo. As principais uvas tintas leves são:  

  • Bonarda 
  • Cinsault 
  • Gamay 
  • Grenache (Garnacha) 
  • Pinotage
  • Pinot Noir 

Taninos nos Vinhos Tintos Leves  

Os taninos são substâncias presentes em todos os tipos de vinhos, eles são responsáveis por aquela sensação de amarrar a boca e interferem diretamente na coloração da bebida. Não é uma ciência exata, mas em geral, quanto mais taninos um vinho tiver, mais escuro e encorpado ele será, quanto menos taninos, mais claro e de menos corpo, sempre nessa ordem.  

Uma das etapas da produção de um vinho tinto é a maceração. Ela serve para extrair a cor e os taninos da uva. Para que isso aconteça, é necessário que haja contato direto da casca da fruta com o suco. Os vinhos tintos leves ficam menos tempo macerando, por isso têm uma quantidade menor de taninos.  

Esses vinhos são produzidos em regiões mais frias e possuem uma coloração mais pálida que os demais. Mas isso não é demérito algum, apenas características do terroir local aportadas no vinho. A regra é: região de clima quente, vinhos densos e exuberantes; região de clima frio, vinhos delicados. 

Harmonização com Vinhos Tintos Leves

Os vinhos tintos leves harmonizam bem com uma incrível variedade de pratos, isso porque eles têm uma quantidade moderada de taninos e acidez um pouco elevada. Mas você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer?  

A acidez dos vinhos ajuda a realçar o sabor dos pratos, isso porque ela ajuda a limpar o paladar de alimentos mais gordurosos.  

Podemos dizer que quanto mais ácido um vinho for, maior será a variedade de pratos com que ele irá harmonizar. Isso acontece porque o paladar do vinho não será encoberto por ingredientes mais ácidos ou cítricos como vinagre, por exemplo. Para pratos mais ácidos, recomendamos vinhos mais alcoólicos. Pois é o álcool que contrapõem a acidez da comida.  

E em relação aos taninos, podemos dizer que esses vinhos devem ser harmonizados com pratos mais leves e menos gordurosos. Tanino também é usado como contraponto à gordura do alimento. Como os vinhos tintos leves possuem menos taninos, eles menos gordura. 

Só pra ilustrar: enquanto a acidez do vinho faz salivar tirando o emplastamento causado pela gordura da comida, o tanino vem logo após “secando” a boca preparando pra mais uma garfada.

Carnes Brancas 

As carnes brancas combinam bem com vinhos tintos leves, pois são cortes mais magros e com baixo teor de gordura. Fique atento somente ao molho que irá acompanhar a carne. Ao contrário do que se pensa, vinhos tintos leves podem acompanhar receitas intensas de carne branca 

Peixes 

Não é muito recomendável harmonizar peixes e frutos do mar com vinhos tintos. O iodo do peixe unido ao tanino do vinho traz um sabor metálico desgostoso, transformando a combinação numa experiência ruim ao paladar.  

Mas se ainda assim você quiser experimentar, opte por peixes crus, fritos ou grelhados. Recomendamos vinhos extremamente leves com o mínimo de tanino passível.

Massas 

Aqui, o mais importante é focar no tipo de molho que irá acompanhar a massa. Por isso, escolha um prato com um molho pouco gorduroso e mais simples. O qual o principal ingrediente seja o tomate.

Queijos 

Os queijos mais recomendados para uma boa harmonização com os tintos leves são os moles (Brie, Camembert, Coulommiers) e os semimoles (Edam, Taleggio, Gouda). Recomendamos um Pinot Noir e Gamay.  

Temperatura ideal dos Vinhos Tintos Leves

 Para que possamos apreciar todas as qualidades de um bom vinho, é preciso servi-lo na temperatura certa. Isso porque suas características mudam de acordo com a temperatura.  

Um vinho servido muito gelado pode ter seu paladar e aroma alterados. Quando falamos de vinhos tintos leves a temperatura ideal está entre entre 14°C e 16°C na maioria dos casos, se for muito leve, entre 12°C e 14°C.  

Tempo de Guarda  Após a Garrafa Aberta.

Você é daqueles que abre um vinho, mas não bebe ele todo de uma vez? Para que a bebida não oxide após aberta é necessário que o consumo seja imediato. 

Os vinhos tintos leves podem ficar até dois dias guardados, sempre com tampa e na geladeira. Se ultrapassar esse tempo, seu sabor será alterado e sua experiência será prejudicada. Então fique atento! 

O que achou dessas dicas? Escreve aqui nos comentários sua opinião e sugestões. Esperamos que com essas dicas, sua jornada nesse mundo incrível seja mais fácil, prática e imensamente prazerosa.