Vinhos Tintos: Os Mais Apreciados do Mundo

Vinhos Tintos: Os Mais Apreciados do Mundo

2 de julho de 2021 0 By Sidney Lucas

A cultura do vinho é realmente muito diversa e fascinante. Existem vários tipos diferentes de vinhos no mundo, mas sem sombra de dúvida os mais apreciados são os tintos. Eles são os mais conhecidos, os mais procurados e os mais consagrados desse universo.  

Existem relatos históricos de que as primeiras vinhas de uvas tintas tenham sido plantadas na Ásia, há milhares de anos atrás. Depois disso, a paixão pelo vinho chegou à Europa, onde teve sua cultura difundida principalmente a partir da Grécia e da Roma antiga.  

Com o passar dos séculos, os vinhos tintos foram evoluindo até se tornarem o que são hoje. Nesse artigo você vai aprender um pouco mais sobre os principais assuntos que envolvem esse maravilhoso universo de sabores e sensações. Vamos lá? 

Uvas Tintas 

Vamos começar falando da principal matéria prima para um bom vinho tinto: as uvas. Existe uma grande variedade de uvas tintas, todas com características diferentes. Entre as mais conhecidas do mundo estão:  

  • Cabernet Sauvignon 
  • Carménère 
  • Malbec 
  • Merlot
  • Pinot Noir 
  • Tempranillo 

Taninos 

Os vinhos tintos têm uma quantidade de taninos muito maior do que qualquer outro tipo de vinho. Você sabe o porquê disso? Clique aqui e saiba mais. 

Resumidamente, os taninos são componentes químicos presentes no caule, casca e sementes das uvas. São responsáveis pela coloração e servem como um mecanismo de defesa dos frutos. 

Durante o processo de fermentaçãoos vinhos tintos ficam em contato direto com essa substânciapor isso a concentração tânica dos tintos é sempre maior do que de qualquer outra variedade de vinho.  

Tipos de Vinhos Tintos 

Cada pessoa tem um gosto diferente na hora de escolher um vinho tinto. Uns preferem os mais leves e frescos, outros os mais encorpados e com peso maior. Vamos te explicar as características de cada um deles para que você possa acertar em cheio na hora de fazer sua escolha. 

Vinhos Tintos Leves 

O que dá corpo ao vinho é a maceração, período o qual o vinho fermenta junto com as cascas da uva. Esse processo definem a quantidade final de taninos que esse vinho terá. Os vinhos tintos leves ficam menos tempo macerando, por isso têm uma quantidade menor de taninos. 

Esses vinhos são produzidos em regiões mais frias e possuem uma coloração mais pálida que os seus irmãos de mais corpo.  Mas não é demérito algum, apenas características do terroir local aportadas no vinho. A regra é: região de clima quente, vinhos densos e exuberantes; região de clima frio, vinhos delicados. 

Vinhos Tintos de Médio Corpo 

Nesta categoria estão os vinhos tintos que estão no meio do caminho entre os leves e os mais encorpados. Eles possuem uma quantidade moderada de taninos e acidez, isso torna seu paladar mais agradável. 

Esses vinhos passam mais tempo amadurecendo em barris de carvalho do que os tintos leves, por isso eles têm uma concentração maior de taninos e possuem uma cor mais intensa. Também são mais fáceis de harmonizar e combinam com uma variedade maior de pratos.  

Vinhos Tintos Encorpados 

Os tintos encorpados são os vinhos que passam por um processo de amadurecimento maior que qualquer outra variedade de vinho. Eles podem ficar amadurecendo por vários meses, ou até mesmo por anos, até ficarem prontos para o consumo. Como possuem uma quantidade maior de taninos e teor alcoólico, eles ganham uma longevidade maior que os outros vinhos tintos. Porém, os principais quesitos para que e o vinho se torne mais longevo são a qualidade da matéria prima e o cuidado na vinificação. 

São vinhos mais densos, com uma coloração mais escura e forte aroma. Diferente dos tintos leves, os vinhos tintos encorpados vêm de regiões com um clima mais quente.  

Harmonização de Vinhos Tintos 

Para uma boa experiência de harmonização, é preciso escolher os alimentos certos para cada tipo de vinho. Os tintos combinam bem com comidas mais pesadas e gordurosas, isso porque a gordura ajuda quebrar a sensação de amargor que os taninos trazem à bebida.  

Obviamente, toda regra tem a sua exceção. Por isso, vamos dar mais detalhes para que você possa ter uma experiência de harmonização completa.  

Carnes Vermelhas 

Quanto mais gordurosa e densa for a carne, mais ela vai combinar com vinhos tintos encorpados. Cortes como picanha e costela harmonizam perfeitamente com tintos à base das uvas Malbec e Cabernet Sauvignon, por exemplo. Os taninos dessas uvas vão interagir com a gordura da carne, trazendo o equilíbrio perfeito à combinação.  

Carnes Brancas 

De modo geral, quanto mais magra for a carne, mais leve deve ser o vinho. Por isso que os vinhos tintos leves são os mais indicados para acompanhar esse tipo de comida. Deve-se levar em consideração, principalmente, o tipo de molho que o prato leva.  

Peixes e Frutos do Mar 

A harmonização de vinhos tintos com peixes e frutos do mar deve ser feita com bastante cuidado. Isso porque o iodo presente nos peixes faz com que o amargor dos taninos seja potencializado, dando a bebida um sabor “metalizado”. Caso você queira fazer essa experiência, escolha um vinho tinto leve. Essa é a melhor opção. 

Queijos  

Quando falamos em harmonização de vinhos, a primeira coisa que nos vem à mente são os queijos, não é verdade? Os queijos, assim como as carnes, têm diferentes tipos de texturas e níveis de gordura. Por isso, é necessário muito cuidado na hora da harmonização.  

Queijos mais moles como o brie e camembert devem ser acompanhados por vinhos tintos leves como os feitos à base da Pinot Noir, por exemplo. 

Já os queijos mais duros e com um sabor mais forte como os gruyère e pecorino, devem ser acompanhados por vinhos mais encorpados. Recomendamos os Merlot ou Tempranillo 

Massas  

Para harmonizar um vinho tinto com uma boa massa, sua principal preocupação deve ser o molho do prato. Se ele for simples e ácido, recomendamos os vinhos tintos leves e de médio corpo. Agora, se ele for mais gorduroso ou servido com carne, como lasanha ou almondegas, sugerimos os vinhos tintos mais encorpados.  

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sua jornada nesse mundo incrível e fascinante se torne mais fácil e prazerosa. Escreve nos comentários o que achou e deixe sua sugestão para outros assuntos.